Blog

Loading
Carregando...

14/10/2020

Telhas de concreto: quais as vantagens?

As telhas de concreto são opções incríveis para telhados residenciais e têm ganhado cada vez mais destaque. Nós vamos explicar o porquê disso, mas existem três palavras-chaves que explicam: acabamento, durabilidade e encaixe.  

Comparadas às telhas de cerâmica, as de concreto absorvem bem menos água, ganhando mais relevância justamente por causa da maior resistência oferecida. Além disso, esse material é leve. Só que o ponto alto, na verdade, está no fato de que essas telhas de concreto duram mais tempo, aguentando impactos e pressões de até 240 quilogramas-força (kgf). Como são todas produzidas em formas iguais, permanecem intactas e precisas no encaixe, tornando a montagem mais rápida e com menos mão de obra necessária. O alinhamento e o acabamento ficam perfeitos.

Por receberem nervuras na parte inferior, essas telhas impedem que a água das chuvas penetre, tornando o telhado impermeável. A ausência de água da chuva ajuda a impedir o surgimento de fungos que podem deteriorar o telhado e, em alguns casos, causam até alergias e problemas de saúde aos moradores. Dessa forma, você evita possíveis infiltrações e incômodos no futuro. 

Outra grande vantagem é a capacidade de personalizar as cores do material para deixar a obra com a sua cara. O desempenho térmico também tem se revelado benéfico: estudos mostram que as telhas de concreto de cores claras apresentam menor temperatura interna do que as de cerâmica vermelhas. Em regiões quentes, o recomendado é apostar em telhas de concreto claras para diminuir a absorção dos raios solares. 

A instalação das telhas deve sempre seguir as indicações do fabricante, tá bom? Leve em conta a inclinação do telhado, observe se o produto é homologado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), analisando se o tipo de telha combina com o formato do telhado e o estilo de construção.