Blog

Loading
Carregando...

16/09/2020

Como escolher a cor do meu telhado?

Essa é uma das principais dúvidas para quem deseja construir ou renovar o telhado. Antigamente, as pessoas só se importavam com os aspectos funcionais. Hoje, isso mudou completamente: as telhas já são parte da decoração. O melhor tom faz toda a diferença na harmonia do projeto. Vamos ajudar na missão com algumas dicas!

A primeira é considerar o clima. A cor das telhas é uma aliada para impedir que o valor das contas de energia dispare. Pense, também, na mensagem que você quer passar com sua casa: cores contrastadas destacam as características do lar; já as neutras nunca saem de moda. Leve em consideração o estilo arquitetônico. Uma casa de rancho pode ficar bem com cores que não funcionam em arquiteturas coloniais, por exemplo. Observe várias vizinhanças e tenha uma ideia de qual se aplica melhor à sua ideia. 

Telhas de tons claros: ótimas opções para casas menores, pois garantem a sensação de amplitude. São também aconselhadas em combinação com paredes externas de cor clara ou construções que contemplam janelas grandes e claras, adaptando-se melhor à parte estética.  Por refletirem a luz solar, diminuem a temperatura da casa. 

Telhas de tons escuros: casas com fachadas mais escuras pedem telhas desse tipo. O mesmo vale em construções de tijolos ou com estruturas em madeiras. O telhado escuro equilibra a decoração e o ambiente. Nesses casos, se fosse claro, tiraria até mesmo o brilho do restante da decoração. As telhas escuras absorvem o calor e ajudam a manter a temperatura interna dos ambientes, garantindo mais conforto para quem mora em regiões frias.

Se a fachada da sua residência for creme ou marrom, aconselhamos misturar telhas claras e escuras para dar mais personalidade. Casas azuis ou cinzas combinam melhor com telhas escuras e caso a ideia seja manter um visual mais tradicional, recomendamos telhas cinzas em fachadas brancas. Não existe uma regra, o que importa é satisfazer ao seu desejo e seguir todas as normas de construção e segurança exigidas!